Por Paulo Figueiredo Filho
Em mais um evento preocupante, várias bases militares do Rio de Janeiro, pertencentes a diferentes setores das Forças Armadas, estariam interrompendo suas operações devido ao aumento da criminalidade na região.
Um vídeo viralizado na internet mostra a Base Aérea de Santa Cruz fechada, com um comentário irônico do cinegrafista anônimo:
"Se tiver uma guerra, o Brasil não vai porque está saindo tiro. Complicado."
Segundo uma fonte direta do Comando Militar do Leste, a situação é, de fato, revoltante.
"Pior que aconteceu sim. Aqui na minha seção foi uma correria pra ir pra casa. O chefe mandou todo mundo embora. Se o Exército corre pra casa, acabou. Era pra estar em atividade, mas liberaram pra ir pra casa. É isso que querem de nosso Exército. Hoje choveu muito de manhã, mandaram mensagem nos grupos dizendo que não viriam por causa da chuva," disse a fonte.
Outra fonte afirma que essa não foi uma decisão institucional, mas mais uma consequência do medo generalizado entre alguns militares. Alguns comandantes liberaram seus subordinados devido às preocupações com a segurança.
Este é apenas o último de uma série de constrangimentos enfrentados pelos militares, particularmente no Exército. Uma terceira fonte indicou que há uma atmosfera de desmotivação e insatisfação com o comando. Durante uma visita recente a uma base de elite do Exército, o General Tomás Paiva teria frustrado a tropa ao dizer que ele era "APENAS o Comandante do Exército" e que não poderia fazer nada sobre as séries infindáveis de injustiças que os militares estavam sofrendo.
O relatório da CPMI dos atos de 8 de Janeiro da Senadora Eliziane Gama pediu o indiciamento de pelo menos 16 militares da ativa e da reserva, muitos deles apenas por expressar opiniões em grupos fechados. Muitos militares também estão atualmente enfrentando medidas cautelares que vão desde o uso de tornozeleiras eletrônicas até o congelamento de suas contas bancárias e a retenção de seus passaportes.
Estes acontecimentos reforçam os questionamentos sobre a utilidade das instituições militares do país em um momento crítico de aumento da violência e instabilidade social.
Você considera importante o trabalho de vigilância das nossas intituições, inclusive as militares? Torne-se meu apoiador - de forma completamente anônima - e garanta a continuidade do meu trabalho com apenas $7/mês.